sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Gesileu Sarvatore...


O artista Acreano que esccolhi foi Gesileu Salvatore que faz “esculturas de forma sustentável” conforme expressão do próprio artista.
Gesileu Salvatore coleta todo o material nas margens do rio Acre e em uma área de terra, localizada no ramal Triunfo. A base para o seu trabalho é manter a natureza intacta, aproveitando apenas aquilo já foi descartado por ela, como galhos e cabaças.
Suas obras são criadas a partir da reciclagem de produtos naturais como raízes, troncos, sementes e folhas.
Natural do Seringal Tupá, do município de Xapuri-Acre, Salvatore é filho de seringueiros e bisneto paterno de índios da etnia Xukuru do Ororubá.
Em seu atelier, uma oficina alquimista seringueira, é um pedaço da Amazônia, nos quais ele pesquisa, confecciona e cria máscaras e artefatos zoomorfos, ou antropomorfos, como as curiosas esculturas sonoras feitas com coités, tabocas e etc. que sopradas, batidas ou manipuladas repetem sons da mata.


Ao pesquisar sobre Gesileu Sarvatori, pude perceber a sua ligação com a natureza e com a preservação da Amazônia, suas esculturas demonstram suas vivências na floresta e o seu crescimento perto da natureza que faz parte do seu processo cultural, pois Gesileu mistura a cultura indígena com a vida no seringal. Acho que as esculturas misturam vários elementos culturais da Amazônia, como viver da floresta sem destruí-la e sim ajudar a cuidar desta.

Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho dele é só entrar no site:http:http://gesileusalvatore.com

Nenhum comentário: